Orientações Pré Operatório


Os cuidados pré-operatórios são essenciais para preparação da cirurgia, assim como para o processo de recuperação e cicatrização. É importante se atentar e seguir as recomendações, sem menosprezá-las ou negligenciá-las.

É indispensável conversar com o médico cirurgião antes da cirurgia para que haja tempo de esclarecer detalhes do procedimento e tirar possíveis dúvidas.

Todas as decisões a respeito do tratamento são compartilhadas entre médico e paciente.

É indispensável estar de jejum, inclusive de água, 8 horas antes de qualquer operação.

Lembre-se de levar todos os exames realizados no pré operatório e os papéis de internação entregues na consulta que antecede a cirurgia, eles são importantes.

É importante comparecer ao hospital 2 horas antes da cirurgia para que a internação não atrase.

A depilação da região em que a intervenção ocorrerá será realizada momentos antes da cirurgia, no centro cirúrgico, pela equipe responsável. Essa medida diminui as lesões de pele próximas ao local e as chances de infecção no sítio cirúrgico.

Antibióticos serão administrados no momento da anestesia, antes do início do procedimento. Caso seja necessário uso prévio de medicamentos, isso será devidamente orientado antes da internação.

Se necessária, a limpeza do intestino antes da cirurgia será orientada e entregue por escrito na consulta de pré-operatório. Esta medida, apesar de desconfortável, é fundamental para a realização da cirurgia e processo de recuperação, por isso não deve ser negligenciada.

Medicações para pressão alta podem e devem ser tomadas até no dia da cirurgia, acompanhadas de um pequeno gole de água para ajudar a engolir os remédios.

Medicação para tireóide, tanto para o funcionamento, quanto para a inibição do excesso de produção de hormônio, devem ser tomados até no dia da cirurgia.

Medicações para diabetes:

  • A insulina não deve ser tomada no dia da cirurgia.
  • Todos os hipoglicemiantes orais, tais como metformina e glibenclamida, não devem ser tomados no dia da cirurgia.
  • Caso a correção da glicose seja necessária, pode ser realizada durante a cirurgia, pela equipe responsável.

Anticoagulantes:

  • AAS não precisa ser suspenso;
  • Ginkobiloba deve ser suspenso 7 dias antes da cirurgia;
  • Anticoagulantes como clopidogrel, warfarina, marevan devem ser suspensos conforme orientação do cardiologista na avaliação pré-operatória.