Cistos Ovarianos Benignos

Um cisto ovariano consiste numa coleção envolvida por uma membrana no interior do ovário. No ciclo ovulatório formam-se folículos (pequenos cistos) que variam de tamanho, sendo em sua maioria menores de 2,0 cm. A maior parte dos cistos ovarianos são funcionais e benignos.

A maioria dos cistos de ovário são assintomáticos e inofensivos. Os cistos ovarianos podem ocasionar sintomas dependendo de seu tamanho, localização e conteúdo.

Alguns exemplos são:

• Crescimento anormal do cisto. Esta situação traz sintomas como dor ou sensação de peso na região pélvica ou abdominal, desconforto durante o ato sexual, distensão abdominal, enjôos, vontade de urinar (caso a bexiga esteja sendo comprimida), dificuldade ou vontade súbita de evacuar (caso o reto esteja sendo comprimido).
  • Ruptura ou torção do cisto podem acontecer, ocasionando uma dor súbita e intensa na pelve, além de algum tipo de sangramento. Nestes casos, atendimento médico de urgência é necessário.

Cisto com endometrioma pode causar dores pélvicas e fortes cólicas menstruais, além de poder afetar a fertilidade da mulher, embora seja uma condição benigna.

Nas mulheres jovens, em idade fértil, a maioria dos cistos não requer nenhum tratamento, pois causa pouco ou nenhum sintoma, desaparecendo sozinho após 1 a 3 meses. Avaliação e acompanhamento médico é geralmente indicada.

Quando os cistos ultrapassam 5cm de diâmetro são considerados grandes e podem causar sintomas mais intensos. Em alguns casos cirurgia pode ser necessária.

Nas mulheres no período pós-menopausa, se o cisto tiver uma aparência benigna, identificada a partir da ultrassonografia, ele pode ser acompanhado apenas com exames de ultrassom a cada 3 ou 6 meses. Entretanto, se houver alguma dúvida quanto à benignidade da lesão, a cirurgia pode ser a conduta mais recomendada.

Os cistos em mulheres mais velhas não costumam desaparecer espontaneamente, o que não significa, porém, que precisam ser obrigatoriamente removidos por cirurgia. Se o cisto for pequeno, assintomático e claramente benigno, podem ser acompanhados com exames de imagem.